[Resenha] Se eu ficar – Um novo ponto de vista

[FICHA TECNICA]

Titulo Nacional: Se Eu Ficar
Titulo Original: If I Stay
Autora: Gayle Forman
Tradução: Amanda Moura
Editora: Novo Conceito
Ano: 2014
Número de páginas: 224
ISBN: 978-85-8163-541-5

“A última coisa de que Mia se lembra é a música.
Depois do acidente, ela ainda consegue ouvir a música. Ela vê o seu corpo sendo tirado dos destroços do carro de seus pais mas não sente nada.

Tudo o que ela pode fazer é assistir ao esforço dos médicos para salvar sua vida, enquanto seus amigos e parentes aguardam na sala de espera… e o seu amor luta para ficar perto dela.

Pelas próximas 24 horas, Mia precisa compreender o que aconteceu antes do acidente e também o que aconteceu depois. Ela sabe que precisa fazer a escolha mais difícil de todas.

Se ela ficar…”

“Às vezes, você faz escolhas na vida e, às vezes, as escolhas fazem você. “

Eu já tinha ouvido muito sobre o livro e filme Se eu ficar e estava bastante curiosa para conhecer a historia, um dia assisti o trailler do filme e fiquei completamente apaixonada e louca para ver, mas me segurei porque tenho o costume de sempre ler antes de assistir as adaptações, e como estava com uma fila grande de livros para ler fui adiando um pouco…ATÉ QUE em uma livraria no Rio de Janeiro durante minhas ferias, tive o prazer de pegar o livro em mãos e fiquei apaixonada com a diagramação do livro, a pagina é toda decorada com desenhos como se fosse uma partitura, é muito apaixonante. E então não resisti e quis ter o livro para chamar de meu e logo quando o peguei na mão já comecei a ler.

Em Se eu ficar conhecemos jovem Mia Hall, a filha mais velha de uma família apaixonada por música. Seu pai tinha sido um integrante de uma banda de Rock antes de decidir largar a banda para se tornar um pai de família e professor.

Ela é uma garota nerd, praticamente invisível na escola, divertida, tímida, mas então conhece o descolado roqueiro Adam. Ambos são amantes da musica, enquanto ela toca violoncelo e sonha ir para Julliard, ele está começando a fazer sucesso com sua banda Shooting Star, e logo vai entrar em turner.

“O segredo é o seguinte. Se vai viver, se vai morrer, depende de você.”

Em um dia qualquer, um dia de neve que tinha tudo para ser normal, onde a família decide ficar juntos e fazer um passeio, se torna em um dia trágico, quando no trajeto um caminhão se choca com o carro da família, e aquele dia se torna o pior dia na vida de Mia.

Mia ainda consegue ouvir a música tocando no radio do carro, quando em uma experiência sobrenatural ela acorda fora do seu corpo e descobre que seus pais e irmãozinho estão mortos,e que ela mesma está entre a vida e a morte. Ela assiste os esforços da equipe medica para socorre-la e é agonizante assistir o desespero dela sem poder fazer nada, assim como o esforço de Adam para poder entrar no quarto e vê-la nos deixa apreensivos, torcendo para ele conseguir chegar até ela e que um milagre aconteça.

 

O livro é narrado em primeira pessoa por Mia, e os capítulos se alternam entre o presente e o passado, onde conhecemos melhor seu relacionamento com Adam, com sua família e também com a melhor amiga Kim. A leitura se torna rápida, pois em alguns momentos o livro fica tão intenso que você não consegue largar e fica angustiado para saber se Mia vai ficar ou não. Ah e não se esqueçam de preparar os lencinhos, pois as lagrimas teimam em rolar.

“A vida é uma grande, uma gigantesca confusão. Mas essa é também a beleza dela.”

Sobre a autora:
Gayle Forman é uma autora premiada e uma jornalista cujos artigos foram já publicados na Cosmopolitan, Seventeen e Elle, entre outras revistas. Se Eu Ficar foi considerado um dos melhores livros juvenis de 2009 pela Amazon e pela Publishers Weekly e os seus direitos cinematográficos foram adquiridos pela Summit Entertainment, o estúdio que produziu Crepúsculo.Obras conhecidas da autora: Se eu ficar, Para onde ela foi, Apenas um dia,

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s