Boneca de Ossos

Poppy, Zach e Alice sempre foram amigos. E desde que se conhecem por gente eles brincam de faz de conta – uma fantasia que se passa num mundo onde existem piratas e ladrões, sereias e guerreiros. Reinando soberana sobre todos esses personagens malucos está a Grande Rainha, uma boneca chinesa feita de ossos que mora em uma cristaleira. Ela costuma jogar uma terrível maldição sobre as pessoas que a contrariam. Só que os três amigos já estão grandinhos, e agora o pai de Zach quer que ele largue o faz de conta e se interesse mais pelo basquete. Como o seu pai o deixa sem escolha, Zach abandona de vez a brincadeira, mas não conta o verdadeiro motivo para as meninas. Parece que a amizade deles acabou mesmo… Mas, de repente, Poppy conta para os amigos que começou a ter sonhos com a Rainha – e também com o fantasma de uma menininha que não conseguirá descansar enquanto a boneca de ossos não for enterrada no seu túmulo vazio. Então, Poppy, Zach e Alice partem para uma última aventura a fim de ajudar o fantasma da Rainha a encontrar o seu descanso eterno. Mas nada acontece do jeito que eles planejaram… A missão se transforma em uma jornada de arrepiar. Será que a boneca é apenas uma boneca ou existe algo mais sinistro por trás desses fatos? Poppy está mesmo dizendo a verdade ou tudo isso não passa de um truque para que voltem a brincar juntos? Se existe mesmo um fantasma, o que vai ser das crianças agora que elas estão nas suas mãos?

Este livro de Holly Black foi eleito o melhor livro para adolescentes.

A historia começa com três amigos Poppy uma garota muito criativa e que gosta de e star no comando da situação; Zach um garoto com seus conflitos pré adolescentes por não saber se ainda quer brincar com as meninas ou crescer como o pai quer e Alice uma menina insegura e que apesar de seu passado triste vive com a avó que a superprotege.

Esses três amigos vivem desde pequenos juntos e brincam de faz de conta com seus bonecos vivendo historias de  piratas, ladrões e aventuras marítimas.

Poppy tem em sua casa, na cristaleira da sala , uma boneca muito antiga que sua mãe tem de uma porcelana bem fina e delicada que eles chamam de Rainha, a rainha da brincadeira dos contos de fadas deles que domina todo o morro de pratas, a terra das bruxas e do mar mais negro.

Um dia todos os brinquedos de Zach desaparecem, seu pai que voltou a morar com ele e a mãe depois de algum tempo afastado e acha que jogando fora os brinquedos de Zach ele vai se dedicar mais ao basquete e a estar com os garotos da sua idade e com isso deixe de brincar com as meninas.

Neste período Poppy começa a ter sonhos com uma garotinha que sofre por estar longe de sua casa e de onde realmente deveria estar. Nesses sonhos Poppy descobre que a boneca é real e se chama Eleanor Kerchner. E que seu pai que era um trabalhador de uma fabrica de cerâmica e desenhava e decorava porcelanas ficou louco após a morte da sua filha e resolveu eterniza la levando o corpo aos fornos de porcelana cortando-o e cremando-o. Moeu os ossos queimados e resolveu molda-los em uma forma de uma boneca que Eleanor adorava e assim criou a boneca de ossos.

Após essa revelação e que Eleanor queria ser enterrada junto dos seus e que caso isso não acontecesse ela iria ficar atormentando as crianças e assim as três crianças partem numa aventura para East Liverpool, Ohio para seguir nessa missão.

Eles vão sozinhos, de ônibus e contando com a sorte para conseguir cumprir o que Eleanor quer.

Achei a história direcionada para um publico realmente adolescente porque ele se passa entre as crianças descobrirem que a Rainha era uma boneca verdadeira e eles chegarem ao local que a boneca em sonho mostra onde quer ficar.

Zach e Poppy tem sonhos durante a viagem e por alguns lugares onde passam as pessoas acabam vendo a boneca como uma criança.

As passagens de terror são simples e  como contos de lendas urbanas, como onde se você passar por um cemitério tem que prender a respiração caso contrario o espirito entra e seu corpo e o possui. Apesar da escrita ser bem elaborada e num vocabulário bem mais infantil. Como é direcionado ao publico mais jovem o enquadro em infanto-juvenil. Mesmo assim a historia é bem elaborada, todos os tópicos são descritos e explicados, e o desfecho totalmente previsível e já mencionado desde o inicio como a tarefa a ser seguida se concretiza apesar dos obstáculos por ele elaborados.

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s