[Resenha] Outlander: O Resgate no Mar

Em O resgate no mar – terceiro livro da série, a protagonista Claire Randall está de volta à Escócia de 1968, depois de retornar de sua viagem ao passado, mas ainda sofre a perda de seu grande amor, o sedutor guerreiro Jamie Fraser. Por conta deste amor, Claire abriu mão de um casamento e de sua confortável rotina no século XX para enfrentar os perigos de outra época.

Desde que voltara ao futuro grávida de Brianna, Claire acreditava que Jamie tivesse morrido durante a Batalha de Culloden (séc. XVIII). Ele, entretanto, continuava vivo. Mas era praticamente impossível abandonar a filha para reencontrar o homem que ela conheceu e amou quase 200 anos atrás. Será que Claire deveria arriscar mais uma viagem no tempo para reunir-se a ele?

O Resgate no Mar é o terceiro livro da autora Diana Gabaldon, e é muito interessante de ver a direção que a história está tomando. Fora que muita coisa acontece, os livros são muito longos. E a cada livro você precisa de um tempo para assimilar tudo.

Essa primeira parte do terceiro volume continua sendo dividida em dois tempos, em 1968 na Escócia com a Claire, Brianna e Roger Wakefield fazendo suas pesquisas históricas tentando descobrir o que aconteceu com o Jamie Fraser pós-Culloden e aproximadamente no período de 1746 a 1766, com o próprio Jamie contando sua vida no pós-guerra. Para tudo, né? Isso ao meu ver tornou a trama muito mais dinâmica, porque se passaram 20 anos para ambos e o que aconteceu com eles nesse período muda o posicionamento do personagem fora a maturidade adquirida através dos anos. Essa trajetória é muito bem explicada. É indescritível ver o quanto eles sofreram cada um a sua forma a separação e a dor por acreditarem que nunca mais iriam ser ver.

Jamie acabou se tornando um homem muito endurecido pela vida, passou por diversas situações e cada uma delas deixou marcas profundas. A Claire não ficou muito longe, mas de certa forma teve uma vida mais tranquila junto com sua filha e com o apoio de Frank Randall.

Uma coisa que eu gosto muito nessa coleção é esse lance do universo paralelo, porque eles caminham juntos, mas ao mesmo tempo separados por séculos. Visto que se passaram 20 anos para ambos os personagens mais em diferentes realidades. A vida continuou.

A premissa dessa primeira parte livro é basicamente a Claire tentando descobrir como voltar para o Jamie e o desenrolar de tudo até ela finalmente conseguir. A segunda parte conta tudo o que aconteceu após esse encontro, que por sinal foi bem emocionante.  Como a gente sabe Jamie tem uma capacidade imensa de atrair problemas, então por ai já imaginamos que lá vem muita confusão. Como já diz o titulo dessa vez é em alto mar, o que nos proporcionará uma boa mudança de ares e mais uma vez algo que me agrada bastante é o trabalho de pesquisa da autora, pois eles saem das highlands direto para um clima tropical com costumes diferentes e com uma cultura diferente.

A Diana aproveita muito bem seus personagens e eles tendem a crescer na trama, alguns morrem, mas sua presença é tão forte que é sempre lembrado. Outros aparecem rapidamente não damos nada por eles e do nada retornam de uma forma inesperada e se tornam cruciais na historia.  Exemplo disso é o Lorde John Grey. Quem diria, né?

É um livro repleto de aventuras e reviravoltas, com certo misticismo, afinal a cultura africana é bem pontuada, sem contar com a própria viagem no tempo que é bastante questionada. Agora é tomar fôlego e partir para os Tambores de Outono, pois ainda há muita historia pela frente.

Outlander:

Outlander: A Viajante no Tempo;
Libélula no Âmbar;
– Resgate no Mar Parte 1 e Parte 2;
– Os Tambores de Outono Parte 1 e Parte 2;
– A Cruz de Fogo Parte 1 e Parte 2;
– Um Sopro de Neve e Cinza Parte 1 e Parte 2;
– Ecos do Futuro Parte 1 e Parte 2;

Anúncios

Um pensamento sobre “[Resenha] Outlander: O Resgate no Mar

  1. Pingback: [Resenha] Outlander: Tambores de Outono | No Meu Mundo

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s