O Doador de Memórias (Filme)

Olá, Eu me chamo Lilian Raquel, mais conhecida como Lee e sou recém chegada aqui No Meu Mundo. No dia 17 eu estava a passeio no Rio de Janeiro, visitando minha amiga Mione e fomos convidados para assistir o filme O Doador de Memórias, e assim eu estive presente em minha primeira sessão de cinema para resenhar para o No Meu Mundo. E vou agora relatar um pouco do que vi na telona.

[FICHA TECNICA]
 O Doador de Memórias -  (The Giver) 97 min.
 Gênero: Drama/ Fantasia/ Ficção Científica
 Data de Estreia no Brasil: 14/08/2014
 Distribuidora: Paris Filmes
 Diretor: Phillipe Noyce
 Roteiro: Robert B. Weirli, baseado em obra de Lois Lowry
 Elenco: Brenton Thwaites, Jeff Bridges, Meryl Streep, Katie Holmes, Alexander Skarsgard, 
Odeya Rush, Cameron Monaghan, Taylor Swift

“De um grande sofrimento, nasceu uma solução: Comunidades, locais serenos, bonitos, onde a desordem se transformou em harmonia. “

“Quando as pessoas têm liberdade para escolher, escolhem errado.”

O Doador de Memórias, é adaptação do best-seller de Lois Lowry (The Giver, publicado em 1993) que tem uma historia distópica .

Imagine viver em um mundo ideal onde não existem guerras, doenças, sofrimento, assassinatos, ou mesmo algo simples como o egoísmo. Nesse mundo futurista tudo é controlado para manter a ordem e o bem estar da sociedade. Assim que você nasce, se você tem sorte de ser forte o bastante, tudo é ditado sobre como será sua vida, a qual unidade familiar você pertencerá, já está definido a até mesmo o que você fará quando crescer, todos seus passos são monitorados, do nascimento até a morte. Porém todos estão satisfeitos com isso e não desejam nada além. Entretanto eles não abriram mão de apenas isso, sem saber seus moradores também abriram mão de coisas boas, não existe mais cores, não existe diferença, não existe religiões, e a política está toda nas mãos de anciões que definem o futuro da sociedade. Eles não conhecem as emoções, sentimentos, nem mesmo o amor que conhecemos de forma arrebatadora.

Porém isso tudo está preste a mudar, quando Jonas um garoto que nasceu com habilidades diferentes dos demais. No dia da designação de sua profissão, ele não recebeu uma designação como seus demais colegas, ele recebeu uma tarefa única. Ele recebeu o cargo de ser o aprendiz do Doador de memórias.

O Doador de memórias é o guardião de todas as lembranças e informações do passado e ele é usado para fornecer sabedoria aos anciões. Ele tem acesso a informações e segredos que nenhum outro tem, ele também está alem de todas as regras.

Logo Jonas aprende toda a verdade sobre a sociedade onde vive e precisará decidir se vive na mesmice em que todos estão acostumados, ou se ele irá desafiar esse sistema.

O filme é maravilhoso e te faz pensar, como seria o mundo que conhecemos se tudo fosse em branco em preto, se não existissem as diferenças, se não existisse as guerras e os sentimentos ruins? Valeria a pena abrir mão das coisas boas para nos livrarmos das ruins e viver em um lugar pacifico e ter uma boa vida?

Não vamos esquecer de falar sobre a parte técnica do filme, certo? O diretor Phillip Noyce inovou ao fazer a mistura das cenas em preto em branco que era como a sociedade se via o mundo sem diferenças, e a forma colorida que Jonas começou a enxergar o mundo conforme vai evoluindo em seu aprendizado com as memórias. No inicio foi um pouco confuso, mas logo o telespectador percebe isso e começa a enxergar a beleza do nosso dom de ver em cores.

Já o elenco contou com atores consagrados como Meryl Strep, Jeff Bridges, e Kate Holmes, mas há também nomes que conhecemos pouco, mas aposto minhas fichas. Vamos falar sobre o elenco então:

Brenton Thwaites com certeza vai ser melhor lembrado como Jonas do que como Principe Phillip em Malevola. Eu particularmente adorei a atuação dele, me fez torcer e perder o folego em varios momentos.

Odeya Rush é uma atriz Israelense de 17 anos que pouco apareceu nas telonas, mas sua beleza e graciosidade prometem fazê-la chegar ao topo.

Jeff Bridges que além de ator também é musico, e é famoso por protagragonizar filmes Tron Legacy, Iron Man,

Taylor Swift fez uma aparição rápida e algumas pessoas ficaram se perguntando quando ela entraria no filme, mas simplesmente é que ela apareceu morena e com a rapida aparição isso confundiu muita gente.

Katie Holmes tinha uma personagem apática e talvez por isso não despertou amores e sim raiva de alguns espectadores. Em contrapartida Maryl Strep se superou com a lider/vilã do filme.

O vampirão de True Blood Alexander Skarsgård, estava irreconhecível por mim, eu só descobri que ele estava no filme quando estava montando a ficha técnica da resenha, e fiquei surpresa que ele era o ator que interpretou o pai do Jonas.

Então é isso pessoal, deixem o balde de pipoca pronto para a próxima sessão cinema No meu mundo!

Anúncios

Um pensamento sobre “O Doador de Memórias (Filme)

  1. Excelente filme!!
    Uma grande metáfora que mostra de forma subliminar a realidade atual e a fulga de “si mesmos” em que vive nossa atual sociedade.
    Diante de uma enorme manipulação religiosa que utilizam das mídias para reforçar este padrão mentiroso que só oferece prizão, dor e sofrimento para as pessoas. “Os anciões não falam a verdade”.
    Hoje as pessoas estão se tornando robôs, vivendo um mundo de aparências, em mundos virtuais, não tem curiosidades sobre si mesmos, nem sabe quem de fato são, não questionam nada, só pegam as informações prontas de outra pessoa (igreja, faculdade, TV, pais, etc) sem experimentar de fato a vida e aprender com ela e inclusive com as dores que ela traz (isso faz parte da verdadeira evolução interior), negar e reprimir as nossas sombras não ajuda a transformá-las.
    Esta sociedade esta cada vez mais doente, se esquecendo de relacionar-se pessoalmente sem estar com um android em suas mãos e sentir a vida e o AMOR em sua total verdade.
    Liberte-se, busque autoconhecimento!!!

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s