[Resenha] Trilogia WAKE, de Lisa McMann

A trilogia WAKE é uma das minhas séries de livros favoritas de todos os tempos. Por quê? Por ser uma das poucas sagas adolescentes que vão além do mero clichê adolescente. A série conta a história de Janie, uma garota de 17 anos que é capaz de entrar nos sonhos das pessoas. Descobrindo tal habilidade ainda quando criança, Janie faz o possível para se controlar, mas nem sempre consegue. Aos poucos, ela vai vivendo cada dia, atormentada pelos sonhos de outras pessoas e tendo que cuidar da mãe alcoolatra, ao mesmo tempo que tem que cuidar da casa e do dinheiro sozinha. Quando conhece Cabel Strumheller, um traficante que estuda em sua escola, Janie descobre uma trama de contrabando de drogas e uma investigação policial que tem ela como centro – não apenas isso, como passa a ser atormentada pelo perigoso pesadelo de Cabel… Apenas uma velha senhora na casa de repouso em que Janie trabalha parece ter as respostas para suas perguntas.

Esta é a proposta de WAKE, o primeiro livro da trilogia, que nos apresenta os personagens e o ponto de partida da história. Narrado em forma de diário investigativo – com marcações de data e hora em que cada evento acontece e descrevendo os mesmos friamente -, o livro, à primeira vista um suspense teen genérico, logo se prova um maravilhoso thriller e estilístico policial.

O estilo narrativo distante e pouco detalhado pode parecer estranho num primeiro momento, e com razão. A narração, sempre muito direta e sem emoção, parece não desenvolver os personagens e passar muito rapidamente por cada situação – de modo que certas cenas importantíssimas não duram nem mesmo uma página. Mas, logo, logo o esquema de flashbacks e acontecimentos rápidos conquistam o leitor, e o estilo frio da narração se prova mais emocional do que parece, garantindo cenas bem assustadoras e bem tristes, especialmente no último livro – que guarda para o leitor alguns grandes socos no estômago.

WAKE segue a fórmula básica de uma trilogia, fazendo um primeiro livro interessante, com o objetivo principal de introduzir a mitologia e os personagens; o segundo livro, FADE, por outro lado, desenvolve vários aspectos do livro anterior, e, com muito mais suspense e ação, se torna mais movimentado; e, por último, o terceiro livro, GONE, reserva uma história mais calma, mais lenta e mais focada nos últimos momentos de seus personagens. WAKE, diferentemente de outras sagas, não foca em dramas adolescentes e grandes cenas de ação. Pelo contrário: Lisa McMann escreve cenas e situações cheias de um bom e velho clime de suspense noir com um toque de Hitchcock, investindo principalmente numa trama mais simples, e é aí que a saga encontra sua grande vitória.

Paralelamente, no que diz respeito a drama humano, a trilogia WAKE é surpreendentemente madura e adulta em retratar temas agridoces como a pobreza, o alcoolismo e uma juventude transviada. Sem tentar suavizar tais problemas, WAKE retrata a feiúra desta realidade, e, apesar de não se aprofundar muito em um comentário social, consegue transmitir bem suas ideias com bastante realismo, trazendo até mesmo alguns traços do gênero Southern Gothic (que explora a pobreza e a violência no sul dos EUA), apesar de se passar no norte.

WAKE é uma saga que merece muito mais reconhecimento, principalmente, por ser tão adulta. Cheia de suspense, agridoce e sempre muito madura, desenvolvendo-se menos como uma saga e mais como um filme independente, a trilogia WAKE é uma ótima surpresa no meio de tantas sagas adolescentes parecidas. Mesmo que o primeiro livro possa parecer estranho por sua semelhança com “A Hora do Pesadelo”, este thriller policial logo conquista o leitor principalmente pelo seu estilo narrativo diferenciado e pelas várias reviravoltas rápidas que nos impulsionam a continuar virando as páginas. Indispensável para um leitor que deseja sair da mesmice.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s