[Resenha] O Alquimista

O jovem pastor Santiago tem um sonho que se repete. O sonho fala de um tesouro oculto, guardado perto das Pirâmides do Egito. Decidido a seguir seu sonho, o rapaz se depara com os grandes mistérios que acompanham a raça humana desde a sua criação; o Amor, os sinais de Deus, o sonho que cada um de nós precisa seguir na vida.

A peregrinação de Santiago, narrada pelo escritor Paulo Coelho em O alquimista transformou-se num dos maiores fenômenos literários. Caminhando em uma caravana pelo deserto do Saara, ele entra em contato com pessoas e presságios que lhe indicam o caminho a seguir. Entre eles, um misterioso personagem – um Alquimista.

É quem irá ensiná-lo a penetrar na Alma do Mundo, e a receber todas as pistas necessárias para chegar até o tesouro.

Ir atrás de seus sonhos, uma tarefa muitas vezes impossível, mas que pode ser a jornada de sua vida. Quando queremos muito algo talvez o universo conspire ao nosso favor.

Paulo Coelho sempre fora um autor muito comentado. Seus livros estão em vários países, ele conseguiu uma legião de fãs e haters. Eu não queria criar conclusões precipitadas, então decidi pegar um livro dele e decidir por mim mesmo, o que me levou ao mundo de o alquimista.

Acompanhamos de perto Santiago, um jovem pastor que é levado por um sonho repetido ao Egito, buscando um antigo tesouro. Sua viajem será muito maior do que ele espera; o fazendo entender mais sobre a vida e sua lenda pessoal (Algo que todos nós temos, mas poucos que se aventuram até ela).

O alquimista é uma historia leve e bem gostosa de ler, você poderá devorar o livro em um dia se quiser. Talvez esse tenha sido o charme da historia, mensagens bonitas sem complexidade, fluindo naturalmente para nós.

Infelizmente, ao mesmo tempo isso foi um problema. O livro é mais vendido da historia brasileira, mais de 65 milhões de copias em 56 línguas diferentes. Eu esparrava algo mais complexo com uma linguagem e estrutura diferente. Se bem que isso foi coisa minha mesmo, esse é um dos motivos de não gostar de por expectativas em nada, elas podem mudar seu gosto pela historia.

Felizmente não foi esse caso, o livro me fez esquecer o mundo a minha volta e me aventurar na doce historia de Santiago e a busca pelos seus sonhos.

Isso pode até fazer você pensar o quanto abandonamos nossos sonhos quando crescemos. Poucas são aquelas que seguiram seus corações, não importava o quanto difícil fosse.

Acho que o livro pode ser definido assim, a busca pelo que desejamos. Recomendo para todos  que querem sentir essa magia.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s