[Resenha] A Casa de Hades – Coleção Heróis do Olimpo

“Em frente às portas da morte, o ar escureceu e se solidificou… Tártaro abriu os braços. Por todo o vale, milhares de monstros uivaram e rugiram, batendo suas armas e gritando em triunfo. As portas da morte estremeceram nas correntes.
Sintam-se honrados, pequenos semideuses, disse o Deus das profundezas. Nem mesmo os olimpianos mereceram minha atenção. Mas vocês…. Vocês serão destruídos pelo próprio Tártaro!”

A Casa de Hades é o quarto livro da coleção Heróis do Olimpo do Rick Riordan. Sem brincadeira, Percy Jackson e companhia são para mim uma das coleções mais incríveis.  Sim, existem outras tão boas quanto e que amo, mas Percy tem um lugarzinho só dele.

A coleção heróis do olimpo segue a profecia dos sete:

“Sete meios-sangues responderão ao chamado.

Em tempestade ou fogo, o mundo terá acabado.

Um juramento a manter com um alento final,

E inimigos com armas às Portas da Morte afinal.”

Após o final do terceiro livro da coleção, no caso a Marca de Atena, todo mundo ficou curioso para saber o que iria acontecer.  Afinal, Percy e Annabeth tinham caído do Tártaro. Até o Rick em sua dedicatória no quarto livro brincou sobre isso dizendo que lamentava o suspense #SQN hahahahaha. E sinceramente,  comparando o final de todos até agora o do terceiro livro de longe foi o mais tenso.

A narrativa amadureceu bastante, os personagens estão se desenvolvendo deixando um pouco de lado esse lance de meu pai ou minha mãe (Deuses do Olimpo, né?) e mostrando mais quem realmente são, seus conflitos internos, suas dúvidas, um autoconhecimento. E a meu ver um personagem que cresceu e ganhou um peso muito grande foi o do Nico. Mesmo ele não sendo um dos sete da profecia é extremamente relevante na história.  Seu personagem desde o inicio foi super bem construído e só vem crescendo, sua parte com o Cupido/Eros neste quatro livro veio para confirmar isso. O interessante é que essa profundidade e os conflitos em muitos casos são importantes no decorrer da jornada, eles precisam desse fechamento, esse conhecimento ou até mesmo se posicionarem sobre o que realmente desejam para que possam seguir em frente.

É uma leitura que flui naturalmente com uma trama excitante e uma descrição excelente, como já havíamos visto nesta coleção os pontos de vista estão sempre alternados entre os sete, o que amplia bastante o conteúdo e nós ajuda a acompanhar melhor.

As partes no Tártaro foram bem detalhadas te levando diretamente para aquele ambiente sujo, escuro e assustador. Fora a carga psicológica do Percy e da Annabeth que estavam ali a mercê de diversos monstros, alguns dos quais eles já haviam enfrentado e outros que eles tinham toda certeza que não poderiam enfrentar. O desenrolar dessa travessia, o sofrimento constante dos dois, os aliados que fizeram pelo caminho tudo isso acrescentou nessa transformação, criou novos questionamentos e foi decisivo para a sobrevivência deles.

O resto da tripulação que estava no Argo II também se viu em situações complicadas, tendo que tomar decisões difíceis visto que precisavam chegar até a Casa de Hades para encontrar Percy e a Annabeth e ajudar a fechar definitivamente as Portas da Morte, mas Gaia estava fazendo de tudo para atrapalhá-los.

Então já dá para ter uma idéia, né? Além tudo, tinha a Guerra entre os Acampamentos Júpiter e o Meio-Sangue (Romanos x Gregos) e a necessidade de levar a Atena Partenos (estátua grega gigante de Atena que havia sido escondida pelos Romanos) para o Acampamento Meio-Sangue na tentativa de acabar com a briga.

Todo o livro do Rick quando acaba nós dá aquela sensação de quero mais, muitas perguntas foram feitas, algumas foram respondidas e outras não, um novo leque foi aberto então o que nos resta agora é esperar ano que vem para ler o ultimo livro da coleção chamado o Sangue do Olimpo.

Ah! E fiquem com o grande hit do elevador das portas da morte.

“Se gostar de Piñas Coladas e ser pego pela chuva…”

Coleção Percy Jackson e os Olimpianos:

E sua aventura continua em sua nova coleção.

Os Herois do Olimpo:

Anúncios

11 pensamentos sobre “[Resenha] A Casa de Hades – Coleção Heróis do Olimpo

  1. Depois de “O Filho de Netuno”, este foi um dos melhores dessa série, até agora. Fiquei muito ansiosa pela continuação, mesmo com o final tranquilo. Os personagens realmente estão sendo melhor explorados nessa série: achei que o Frank se destacou muito nesse livro, enfrentando seus medos para fazer aquilo que é necessário. Também simpatizei mais com o Jason, coisa que não havia acontecido nos volumes anteriores. Só achei que o Nico fosse fazer mais coisas; sei que ele não é um dos sete, mas pensei que fosse ter um papel mais importante.

    Gostar

    • Oi Laís!
      Eu também gostei bastante do Filho de Netuno, foi uma visão diferente em questões culturais/crenças, achei muito bom! Mas o final da Marca de Atena foi bombástico, fiquei tensa querendo ler o livro seguinte ASAP! ehehehehe.

      Concordo com você sobre o Frank, achei válido esse crescimento do personagem (literalmente!!!). Apesar de todas as suas duvidas e medos mostrou que é guerreiro e que faz a diferença.

      O Jason eu tenho varias ressalvas, acho que ele não acrescenta muita coisa. Ele é legal, mas não fez nada de extraordinário. Agora é aguardar as cenas dos próximos capítulos. hehehehe.

      Gostar

  2. Pingback: [Resenha] A Maldição do Titã | No Meu Mundo

  3. Pingback: [Resenha] O Mar de Monstros | No Meu Mundo

  4. Pingback: [Resenha] Percy Jackson e o Ladrão de Raios | No Meu Mundo

  5. Pingback: [Resenha] A Batalha do Labirinto | No Meu Mundo

  6. Pingback: [Análise] Os dez livros mais impactantes de 2013 | No Meu Mundo

  7. Pingback: [Resenha] O Último Olimpiano – Percy Jackson e os Olimpianos | No Meu Mundo

  8. Pingback: [Resenha] O Herói Perdido – Os Heróis do Olimpo | No Meu Mundo

  9. Pingback: [Resenha] O Filho de Netuno – Os Heróis do Olimpo | No Meu Mundo

  10. Pingback: [Resenha] A Marca de Atena – Os Heróis do Olimpo | No Meu Mundo

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s