[Resenha] Jogos Vorazes – Em Chamas

Edição da imagem - Leeh Freitas

Não sei nem por onde começar com esta critica.
Assim como Jack Esptripador vou por partes porque acabei de chegar em casa e ainda estou “Em Chamas”.

Fui assistir este filme tendo em mente que seria um filme legal e possivelmente bem adaptado (Sou fã da saga, no entanto sou um critico imparcial sabendo separar meus gostos da realidade), mas nunca imaginei que seria de uma perfeição tão grande.

Logo de inicio já nos deparamos com uma ótima fotográfia e um belo cenário e isso continua por todo o resto do filme.
Se no primeiro filme nós tinhamos um filme voltado para o reality show “Jogos Vorazes” onde 24 jovens são enviados para uma arena para se matarem e apenas um sobreviver, neste filme o foco passa a ser a rebelião que se forma contra a Capital. Katniss e Peeta, vencedores da 74ª edição dos Jogos Vorazes tem de participar de uma turnê pelos 12 Distrito de Panem e é neste momento que a história mostra sua riqueza, o drama politico é explicito, vemos a opreesão contra um povo, vemos fome, miseria e as mais sordidas formas de tortura.
A trama é intensa, se no outro filme Katniss tinha de lutar para sobreviver, neste ela tem de encenar que aquilo tudo que foi feito por ambos na final dos Jogos foi feito em um ato impensado de amor e ela não tem de convencer apenas os Distritos, mas sim o inexcrupuloso Presidente Snow.
O que mais gostei é que é dificil você ver um filme que foi bem adaptado não deixar furos na história para pessoas que não leram o livro, mas EC consegue fazer isto com máxima genialidade.
As atuações com certeza são o ponto crucial do filme pois do que adianta um bom enredo, uma história rica e um roteiro bem elabora se não houvessem boas atuações?
Jennifer Lawrence mais uma vez provou ser digna da estatueta do Oscar, dessa vez ela nos apresentou uma Katniss apavorada e psicologicamente instavel devido aos jogos, mas o seu auge eram nas cenas em que ela tinha de demonstrar força. Outros que também tiveram autações espetaculares foram Elizabeth Banks como Effie, uma personagem que se vê dividida entre uma criação para amar os Jogos e seu afeto por Peeta e Katniss, Woody Harrelson como Haymitch, consegue dar um tom cômico em suas cenas de uma forma tão sutil que não faz com que o clima denso seja perdido, Josh Hutcherson nos presenteia com toda a doçura de Peeta Mellark um jovem capaz de tudo pela menina que ama ao mesmo tempo em que se vê desesperado por estar novamente nos jogos e por fim e não menos importante temos a segunda melhor atuação do filme (A primeira com certeza é da Jennifer), Donald Sutherland mostra que em uma saga voltada para o publico adolescente um ator veterano pode roubar a cena, ele nos traz um vilão do pior tipo, aquele que sorri e ataca o psicologico, aquele que tem poder para lhe destruir, mas que aguarda o momento certo para isso para que não perca o seu poder. Outros que conseguiram incorporar muito bem seus personagens foram Jena Malone como Johanna, uma personagem que requer um certo descontrole em sua atuação e Sam Clafin que mostra um Finnick “sexy sem ser vulgar”.

O filme consegue ser fiel de uma forma que é difícil ver em outras obras e mesmo nas partes que são criadas pela equipe do filme (Que são poucas) ainda sim ele não foge a sua essência e apenas adiciona mais a história.

Por fim não tenho mais o que dizer sobre este filme pois meu vocabulário não tem adjetivos o suficiente para descrever tamanha perfeição.

Este ano tivemos adaptações ótimas como “Instrumentos Mortais – Cidade dos Ossos” e outras dignas de pena como “Percy Jackson & O Mar de Monstros e Dezesseis Luas”, mas com certeza posso dizer que esta não é apenas a MELHOR ADAPTAÇÃO do ano até agora, mas sim o MELHOR FILME do ano.

Agora que venha “A Esperança – Parte 1” que novamente chegará uma semana antes no Brasil. (Suck It USA)


Edição da imagem: Leeh Freitas

Anúncios

14 pensamentos sobre “[Resenha] Jogos Vorazes – Em Chamas

  1. adorei a resenha! me deixou muito feliz saber que a adaptação foi boa…realmente eu estava precisando depois de O Mar de Monstros que eu nem consegui terminar de ver. ansiosíssima pra ver logo Em Chamas! \o/

    Gostar

      • Fico triste em saber que Jogos Vorazes ganha e, ainda por cima, conrcore a esses tipos de categorias ffateis. Suzanne Collins ne3o escreveu The Hunger Games para agradar a essas jovens loucas e sem ce9rebro. The Hunger Games foi escrito para despertar a conscieancia credtica de uma sociedade ffatil e ne3o torne1-la ainda mais, na boa

        Gostar

    • disse:certainly like your web-site however you have to take a look at the splenilg on several of your posts. Several of them are rife with splenilg problems and I find it very bothersome to inform the reality on the other hand I’ll certainly come again again.

      Gostar

  2. Acho que tbm, os dubladores deixam o filme emocionante, sabendo passar sensações, gestos … etc, só pela voz. E pela sua crítica, eu do os parabéns, a todo o elenco e os dubladores !

    Gostar

  3. Concordo com vc, quero ver de novo. Muito bom, o que não foi igual ao livro só acrescentou ao enredo, e quem não leu e a história entendeu a mensagem. A sua resenha resume o meu sentimento ao sair da sala. Exatamente, perfeito! Lindo!

    Gostar

  4. Ainda não assisti, mas estou ansiosa para ver. “Jogos Vorazes” não é minha saga favorita, mas eu gosto muito, e já tinha achado que a adaptação anterior tinha sido boa, fiel ao livro e ao mesmo tempo bem produzida. Estou ansiosa para assistir!

    Gostar

  5. Pingback: [Notícias] Jogos Vorazes: Em Chamas supera bilheteria do primeiro filme da franquia | No Meu Mundo

  6. Pingback: [Análise] Top 10: Os melhores filmes de 2013 (parte I) | No Meu Mundo

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s