[Análise] Crepúsculo, uma saga que deixa saudades.

(A postagem a seguir contém spoilers da Saga Crepúsculo)

 

Cinco filmes, quatro livros, três apaixonados, duas raças e apenas um amor. Uma saga que deixou muitos fãs ainda apaixonados pelo universo que Stephanie Meyer lançou em 2006 e foi finalizada no cinema em 2012.

Todo o enredo da história é voltado para Isabella Swan, uma jovem que passa a morar com pai em Forks, Washington. Lá conhece Edward Cullen, um estranho jovem, com estranhos hábitos e dotado de uma beleza extraordinária, assim como toda a sua família. Edward e Bella se apaixonam e a partir daí vemos as complicações do romance sobrenatural entre um vampiro e uma humana. Vamos fazer uma viagem de volta no tempo?

Crepúsculo (2008)

Com a chegada de Bella a Forks, ela conhece o jovem misterioso Edward Cullen e sua família, que tinham se mudado a pouco tempo do Alasca. Com o passar do tempo ela descobre que a família Cullen é um clã de vampiros, o clã de Olympia (Capital de Washington).

Ataques de “animais” começam a acontecer aos arredores de Washington, todos causados pelo clã de James e seu líder toma um interesse particular por Bella e a captura. Quase a transformando em vampira, Edward luta contra James, reverte o processo de transformação em Bella e os Cullens matam James (Despedaçando-o e jogando suas partes no fogo).

Lua Nova (2009)

Depois do ataque de James no último filme, outras preocupações começam a afetar Bella, entre elas o seu envelhecimento. Seu décimo oitavo aniversário está sendo comemorado na casa dos Cullens, quando um pequeno acidente (Um corte em seu dedo com sangue) incita o mais novo integrante do clã, Jasper, se descontrolar e tenta atacar Bella durante a festa, mas é parado por Edward e Emmet. Todos os Cullens também começam a enfrentar problemas em relação a sua juventude na cidade, Edward propõe a partida do clã, o que deixa Bella desamparada e depressiva por um bom tempo.

Laurent, um dos membros do clã de James, vai atrás de Bella, mas acaba sendo morto por lobos gigantes. Jacob cada vez mais se aproxima de Bella e ela vê que ele também tem segredos iguais aos de Edward, e por fim acaba descobrindo que existe uma matilha de “lobisomens” em La Push, reserva indígena de Forks, e que Jacob é um deles. Também existem muitos problemas na matilha, sobre Bella ter descoberto o segredo deles e sobre uma vampira “ruiva” ter atravessado a fronteira atrás de Bella. Alice volta a Forks para avisar a Bella sobre o seu suicídio (Por causa de uma falha na visão de Alice, Edward acha que Bella pulou de um penhasco e está morta) mediante aos Volturi (Clã ancestral que controla a lei dos vampiros) na Itália, as duas voam para lá e chegam a tempo de impedir Edward. Como preço por Bella saber muito do mundo sobrenatural dos vampiros, os Volturi falam que ela deve ser transformada ou morta e Edward se responsabiliza por sua transformação.

Eclipse (2010)

Uma série de mortes e desaparecimentos começa a aterrorizar Seattle e seus arredores. Victoria cada vez está mais perto de sua vingança formando um exército de vampiros recém criados e Bella precisa se decidir entre a amizade de Jacob e o amor de Edward. Os ataques e perseguições começam a acontecer e se intensificar, logo as duas raças decidem se juntar para proteger Bella dos próximos ataques de Victoria e seu clã de recém-criados. Uma batalha se inicia pela proteção de Bella, Victoria e o segundo líder do exercito de vampiros são mortos por Edward e por um dos quileutes. E o pedido oficial de casamento é feito de Edward para Bella.

Amanhecer – Parte 1 (2011)

O casamento começa a ser preparado e os convidados ficam a postos. Bella está nervosa tanto pela cerimônia e o prazo de ser transformada está chegando, logo depois da lua-de-mel.

Depois de duas semanas no Rio de Janeiro, Bella começa a ter sintomas de uma gravidez bem acelerada e muito mais forte do que o normal e logo descobrem que está grávida de uma criança metade humana, metade vampira. Logo suas forças são sugadas rapidamente pelo bebê e Jacob fica com medo de perder a melhor amiga. A hora do parto chega, Renesmee nasce saudável, mas Bella está preste a morrer e logo Edward começa a injetar o veneno de vampiro. A antiga matilha, a que Jacob fazia parte, chega á casa dos Cullen para matar a criança recém-nascida, que eles acreditam ser uma vampira descontrolada. Jacob para a matilha, dizendo ter sofrido um imprinting pela Renesmee (Quando um quileute se apaixona perdidamente por um humano e tem um sentimento de proteção muito grande). O filme termina com Bella acordando após três dias de transformação como vampira.

Amanhecer – Parte 2 (2012)

Depois de toda a transformação de Bella, ela se tornou tudo aquilo que tanto almejava desde o inicio da saga. E ainda mais completo com Edward e Renesmee, mas o “para sempre” ainda não está completo, não depois de os Volturi acharem que Renesmee é uma criança imortal (Uma criança vampira, o que é proibido) e vierem contra os Cullens destruírem todo o clã. Edward e Carlisle começam a reunir outros clãs para testemunhar em seu favor e ao de Renesmee contra os Volturi.

Alice e Jasper também vão atrás de respostas na América do Sul para explicar o que Renesmee é. Os Volturi chegam para acabar com o clã e Alice chega ao mesmo tempo com as respostas, mas Aro (O líder do clã ancestral) insiste em atacar as testemunhas e os Cullens, o que na visão de Alice não dá certo. Bella com seu escudo psíquico protege a mente de todas as testemunhas dos ataques mentais dos Volturi.

Aro admite a derrota e vai embora com o clã inteiro, deixando o clã de Olympia em paz para sempre.

Essa foi uma linha do tempo da saga Crepúsculo através dos filmes, claro que nem toda adaptação é completamente fiel ao livro (Bom, a maioria). A saga além de ter deixando poucos fãs em relação às outras sagas deixou uma grande saudade para mim, como foi com Harry Potter.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s