[Comparando] Jogos Vorazes e Crepúsculo

Boa Tarde,

Aqui quem escreve é o Leonardo Medeiros, mas todos vocês me chamar pelo meu apelido “Russo” ou pelos pseudônimos que coletei durante a minha vida literária (Weasley, Peeta ou qualquer outro personagem carismático). Sou do Rio de Janeiro, mas vivi boa parte da minha vida em Minas Gerais, em uma cidade tão pequena que mal é detectável pelos radares. Lá vivi incomensuráveis aventuras, mas nenhuma delas me tirou a atenção dos livros ou do Mundo Literário. Aos 10 anos, lancei um livro chamado “Contos Maravilhosos”, que na verdade era um livreto com pequenas estórias infantis, fez bastante sucesso na época e isso me fez ter certeza de que quando eu fosse um adulto… Seria Escritor! Bem, Dito e Feito! No dia 28 de Setembro, meu primeiro livro profissional (Safira – Livro Um: Vontade), estará oficialmente apto para ser vendido! Estou muito orgulhoso e espero que todos vocês tenham a oportunidade de se deliciar com essa aventura um dia.

Mas, chega de falar de mim… Planejei uma coluna bastante interessante para você… Ela se chama “Comparando”, planejo aqui pegar duas Sagas que tenham algo em comum… E explicitar as diferenças entre elas! Parece Legal? Vamos ver no que dá!

As Sagas de Hoje são: Jogos Vorazes e Crepúsculo.

 

crepusculo/Jogosvorazes

Comparação Base: Triângulo Amoroso

 Quem não gosta de uma boa competição e jovens amores? A saga Jogos Vorazes, assim como a saga Crepúsculo, nos proporciona um delicioso jogo de intenções onde conseguimos nos surpreender com a nossa própria opinião. Afinal, quem nunca ouviu falar em “Team Peeta” ou “Team Edward”? Antes mesmo de tudo isso, nós leitores compulsivos já torcíamos pelos nossos personagens favoritos, mas depois da invenção dos “Triângulos Amorosos” como estilo literário a coisa cresceu muito.

Como Exemplo: Na Saga Harry Potter quem nunca torceu para que a Hermione ficasse com o Ronald? Porém, sempre ouvi um “Team Potter” aqui… E outro “Team Potter” ali… Claro, J.K. Rowling não teve a menor intenção de criar dúvidas em nossos corações, desde o início o destino do casal mais apaixonante do mundo literário já estava selado… Porém, isso nunca impediu os fãs do Harry de desejarem que o fim fosse diferente em alguns dos capítulos da Saga.

Contudo, vamos às comparações:

O que as meninas do Triângulo Amoroso têm em comum?

À primeira vista, Bella Swan e Katniss Everdeen não teriam a menor semelhança! Mas, quem pensou isso sem antes analisar alguns fatores acabou se enganando. Bella, assim como a Katniss, é uma adolescente corajosa e desprendida, corre riscos em nome das pessoas que ama e coloca em cheque o seu estilo de Sobrevivência. Katniss, assim como Bella, reage mal ao público, tem problemas com seus sentimentos e não consegue fazer amizades a não ser que a pressionem. As duas “mocinhas” tomam atitudes diferentes, mas acabam seguindo o mesmo caminho aterrorizante, o amor. Que as pega de surpresa, quando menos esperavam.

O Que os Meninos do Triângulo Amoroso Têm em comum?

Bem, A comparação masculina fica ainda mais evidente. As duas autoras brincam com os dois gêneros mais conhecidos de “homem”, como Peeta e Edward: Que são dominados por um amor arrebatador, que leva os mesmo a cometerem loucuras, a expressarem seus sentimentos a todo o instante e até mesmo perder a vida só para que a sua amada seja feliz. Já Gale e Jacob, seriam os espíritos selvagens, o desejo, a perda da inocência e do amor… Toda garota, eu imagino, já se apaixonou por um bad boy, uma espécie de garoto menos sensível, que não se importa com o comportamento dela e sim com as atitudes… Esse conflito é demonstrado em dezenas de sagas, mas tem ficado muito evidente de uns tempos para cá. Notem que geralmente o homem mais sensível, acaba derrotando os desejos da Mulher pelo “Amor selvagem”, pois é notável nas duas sagas que não passa de “carinho” ou “carência”, o amor mesmo vem com o tempo… E Edward e Peeta foram absurdamente pacientes, gentis e sem falar que nunca forçaram a mocinha a tomar uma decisão, diferente de Jacob e Gale, que estavam sempre pressionando as mesmas.

Bem, espero que vocês tenham curtido essa minha primeiríssima matéria, se você concorda comigo… Tweet a Tag #TeamRusso no Twitter com @Russo_Leo e o Link da Matéria. Se não concordar, mande um Tweet para mim @Russo_Leo dizendo o motivo! Eu adoraria saber! Não se esqueçam de sempre acessar esse blog e comentar! Não tem twitter? Então deixe seu comentário aqui embaixo.

Até a Próxima!

Anúncios

30 pensamentos sobre “[Comparando] Jogos Vorazes e Crepúsculo

  1. Que porcaria é essa!? Crepúsculo não é nada perto de THG, essa merda de vampiros já se foi! Em pleno SETEMBRO de 2012 alguém vem me falar isso, a Bella não chega de nem perto de ser uma guerreira como a Katniss, e nem venha me falar de Edward e Jacob! Dois GAYS! E THG não tem nenhuma intenção de chamar pessoas com um triângulo amoroso de bosta! THG já tem seus fãs e pronto!

    Gostar

    • comcordo plenamente com você nicoli a idiotice kris e rob ja se foi e agora uma revolução no muno a conteceu the HUNGER GAMES surgio das cinsas o crepusculo e agora bem vindos a septuagesima quarta edição dos jogos vorazes e que a sorte esteja sempre a seu favor.

      Gostar

  2. Sinto muito que nao compartilhe da minha opinião. Porém, esse post nao vem de forma alguma impor nada! Ele e só uma elucidação das características encontradas nos triângulos amorosos das duas sagas. E você esta redondamente enganado se acha que Jogos Vorazes também nao e um romance, na verdade as partes de ação são incríveis! Mas, as partes de romance são igualmente apelativas e intencas… E esse e mundo que a Meyer trouxe para o universo literário dos Jovens Adultos. Obrigado, volte semPre!

    Gostar

  3. nada a ver véi!! sao coisas completamentes diferentes!!! me diga de k distroto os lobisomens e os vampiros sao?? rsrsrsrs adoro os dois mas hg num tem nem comparaçao é perfeito!!

    Gostar

  4. BEM EU GOSTO DOS DOIS!! MAIS SINCERAMENTE NAUM TEM COMPARAÇAO!! A CATNIP É GUERREIRA,LINDA,PERFEITA!! ENQUANTO BELLA VIVE TENTANDO MORRER POR IDIOTICE!! E VIVE UM SERIO DRAMA EM ESCOLHER COM KEM FIKAR UM LOBISOMEM E UM VAMPIRO!!KKKK PELO AMOR DE DEUS!!!

    Gostar

  5. não gente, eu tava vendo, tem TANTA coisa errada em twilight… (segura o alcorão que eu vou escrever, lembrando que eu não li todos os livros nem nada, então se tiver alguma coisa errada não me processe q)

    A falta de amor próprio/pela família da Bella é revoltante. TÁ, no primeiro filme ela se arrisca pra salvar a mãe, mas vê só: no final do primeiro filme ela já tá decidida a virar vampira, e foda-se a família dela que vai achar que ela morreu, foda-se. Por causa de um galãzinho do colégio que ela conheceu em meses que é “O amor da vida dela”. um cara que passa a metade do filme dando fora nela (eu só tiro pelo filme pq eu não li o livro, só li o 3º) e a outra sendo CREEPY, dizendo como ela cheira bem, como é fascinante invadir a casa dela pra ver ela dormindo, como ele mal consegue se controlar pra não meter o dente nela. Isso sem falar que se não fosse o Carlisle (♥ pra mim o unico personagem legal de todos), ele teria drenado ela. ISSO SÓ NO PRIMEIRO FILME/LIVRO. Nos outros , ele ainda impõe que eles só façam sexo depois do casamento, que ela só pode virar vampira quando ELE quer (sendo que no meio tempo ela apanha/sofre/se fode constantemente por ser a única humana) e outros comportamentos que eu acho meio … er

    No segundo é ainda pior, porque o Edward abandona ela, e qual é a dela? Ela larga dos amigos, vira quase um vegetal, fica se pondo em situações de risco que podem matar ela só pra “Ouvir a voz do edward”. Porra cara! Isso sem contar que a Bella é a rainha do friendzone né. Ela sabe que o Jacob gosta dela e fica “ain jacob, vemk. Ai,vou me jogar do penhasco pq eu to sentindo falta do cara que me largou e vou deixar vc me salvar, Jacob, porque você tá aqui,mas eu amo um cara que me largou. Ai Jacob, eu te amo,me dá um beijo, mas desculpa que eu vou casar com o Edward”.

    E fora que o motivo do edward abandonar ela em primeiro lugar é RIDÍCULO. O jasper tá há anos sem beber sangue, aí cai uma gotinha do tapete e ele perde o controle? E na cena, o Edward esperto como ele só, JOGA A NAMORADA LONGE e ela quebra tudo e fica com um corte no braço enorme, jorrando sangue! PORRA CARA shausahusahsa que coisa absurda

    Isso sem falar na bullshit toda de cada vampiro ter “um poder especial” , eles serem praticamente indestrutíveis, poderem andar no sol e mesmo assim por alguma razão terem medo de aparecer em publico (tipo, qual humano ia conseguir desmembrar e botar fogo num vampiro? Pra que eles precisam se preocupar com qualquer revolta? )

    Aí, por cima disso tudo, tem a criaturinha que Edward e Bella geram.Isso não entra na minha cabeça, porque na história o esperma do edward, dos vampiros em geral gera uma criança que bebe sangue, que a gravidez dura bem menos que o normal, e que a criança depois que nasce cresce extremamente rápido, já tem uma mentalidade evoluída e etc. Isso não faz sentido! E aí acontece o que, ela fala “estátua” quando ela quiser parar de envelhecer, ou ela cresce e envelhece e morre do nada? tipo, wtf. ISSO sem falar do relacionamento dela com o Jacob, que eu acho uma coisa bizonha gente. Tá que ele não pensava em fazer lobinhos com ela quando ela era um bebe,mas mesmo assim cara, não dava pra ele se apaixonar por uma pessoa já adulta? Eu acho isso tão sem noção, sério SAHUSAHUSAH

    Gostar

  6. Deixa eu explicar: Estou digitando pelo celular, dai nao da pra me estender… Resumi em “Estilo Literário Triângulo Amoroso” a idéia de que existe uma onda de triângulos amorosos desde Crepúsculo, o que e verdade. Entendam, nao sou apto a criticar ou amar nenhuma das sagas. Isso aqui e um post de caráter jornalístico. Mas, nao sei se você chegou a ler Crepúsculo, eu acho que o Jacob também nunca teve chave alguma… No Em Chamas eu tive duvidas sobre quem a Kat ia escolher… Mas, como sempre digo, e só opinião.

    Gostar

  7. Estou muito feliz e surpreso! Quantos fãs dedicados de J. V.! Achei que o post ia ficar cheio de fãs de Crepúsculo. Bem, fiquem tranqüilos… Quando posto uma comparação, eu sempre posto um “diferenciando” as duas sagas também.

    Gostar

  8. Tipo, pra mim, a pior MERDAA de todos os tempos, é falar que Vampiro anda de dia, e que brilha!!!!!!! Pqp, falar que alguns tem poderes nem eh assim tão ruim, mas agr q eles brilham em contatio com o sol eh ABSURDO. Pq em todos os livros de vampiros, o sol é o aliado dos humanos e o pior inimigo dos vampiros, aí agr o Sol vira MAQUIAGEM??? PÔOOOO! Fala sério. E os vampiros do crepúsculo não dormem, como assim!! Todo vampiro dorme durante o dia! E POR isso eles tem medo da rebelião humana que pode acontecer de dia, enquanto eles estão dormindo, desprecavidos e com o sol!! MAs no Crepúsculo como a Beatriz falou, eles podem sair no sol e pq tem medo dos humanos?? Tipo: é mt sem sentido! MINHA OPINIÃO!!

    Gostar

  9. Sem comparações, Katnis milllllLllllllll vezes, jogos vorazes mil vezes. Katniss é valente,corajosa e àgil, Bella é molenga, só pensa no ‘amor de sua vida’ e é muito egoísta. Cara,isso nem é amor, isso é OBSESSÃO. Mesmo com muito pouco contato físico, prefiro PEENISS, eles sim tomam atitudes. E crepúsculo ñ emadurece ninguêm, só mostra uma menina q se o namorado a deixar vai querer se matar? Q tipo de moral é esse? Jv ensina q temos q agir e sermos fortes. Prefiro jv e harry potter.

    Gostar

  10. Acho que a unica semelhança entre as sagas é que vieram de livro e há o triangulo amoroso somente!pois bella e Katniss são personagens totalmente diferentes,bella a meu ponto de vista é uma pesonagem fraca que so vive ao amor de edward e ela semeia para chegar la e ter o casamento e tudo com ele!Ja a katniss é bem diferente ela é forte e tenta sustentar sua família no meio de tanta miséria e o amor pelo peeta não é como vc diz ja que percebesse que a principio ela so está nesse lance para sobreviver e garanti que tbm sua família também sobreviva.Acho que o amor deles vai crescendocom o tempo e ela o perde quando ele é levado para a capital a principio ela perde o senso mas quando sabe que para ajudar na rebelião ,garantir proteção da sua família e recuperar peeta,deve se manter forte e ser o Tordo e provando para Coin que ela é digna disso!e acredito que a bella de crepusculo em nenhum momento se sacrifica em nada a não ser pelo edward.e quando ele vai embora ela fica em ddepressão ao contrário da katniss que não nutre amor doentio pelo peeta.

    Gostar

  11. concordo plenamente com vc…sou fã das duas sagas então quetos ok! conheço mtas pessoas fãs dos dois não é gay nem nada…que preconceito é romance os dois no fundo jogos varazes tem!!!

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s