É o livro que Stephenie Meyer está lendo…

Ultimamente quando vou na livraria, quando eu vou pegar um livro geralmente leio nas indicações do livro “É o livro que autor X está lendo” eu realmente não entendo esse tipo de indicação, o fato de um autor ler determinado livro não vai fazer com que eu leia aquele livro, primeiro porque o fato de um autor ler um livro não quer dizer que ele vá gostar, segundo porque só porque eu gosto do que aquele autor escreve, não quer dizer que eu vá gostar do que ele leia.

Eu sei que é bom para as vendas quando algum autor indica um livro, mas algo como “É o livro que fulano está lendo”, não é bem uma indicação, quando você lê no livro algo como “Surpreendente, fabuloso” ou “Um livro estigante e cheio de ação” aí sim é uma boa recomendação, diz algo sobre o livro e o que podemos esperar do livro.

O fato de meu autor favorito ter lido determinado livro, não será o unico fator que me fará ler esse livro, eu não vou na livraria procurando os livros que meus atores favoritos lêem, eu não lerei um livro apenas por estar escrito na capa “É o livro que Marion Zimmer Bradley está lendo”, principalmente porque se eu ler isso num livro que acabou de ser lançado eu vou me surpreender por alguem que morreu em 1999 ainda estar lendo livros.

Mas é sério, esse tipo de frase em um livro talvez só chame a atenção de crianças de 10 anos que ainda estão formando sua personalidade se baseando nos seus ídolos, ou também em pessoas sem personalidade.

Atualmente eu tenho lido em muitos livros “É o livro que Stephenie Meyer está lendo”, eu tenho que me segurar para não julgar o livro pela capa, pois para mim Stephenie Meyer não é referência para uma boa leitura, se ela não sabe nem escrever um livro direito, quem é ela para ser um ponto de referência de livro bom para mim?

Alias devo confessar que a Stephenie é uma leitora assidua, pois o número de livros que eu vi falando que ela está lendo, realmente me surpreende, porém uma pergunta que não quer calar é, se ela lê tantos livros assim, porque ela nunca leu um livro sobre vampiros antes de escrever sobre eles? (Sim, ela disse isso em uma entrevista). Mas bem, não é só porque fala que ela leu determinado livro que eu vou deixar de ler o livro, porque talvez ela tenha bom gosto para leituras, já que ela leu o livro “Jogos Vorazes” que eu considerei muito bom.

Em um domingo eu percebi o quão virgem e solteira deve ser essa mulher, eu fui na Saraiva e descobri que tinha que gastar os pontos do meu cartão ou eu iria perde-los, como não tinha nenhum livro que eu queria ler de verdade, eu catei um livro qualquer, me lembrei então que uma amiga me indicou “Cidade dos Ossos” e ao ler no verso dele a história, achei que devia ser legal e resolvi compra-lo. Enquanto ia para casa fui dar uma lida na capa do livro e encontrei a seguinte frase:

“Queridos Edward e Jacob,
Adoro vocês dois, mas vou passar o fim de semana com Jace.
Desculpe! Com amor, Stephenie Meyer (autora de Crepúsculo)”

Hã? Como assim? Ela escreve bilhetes para os personagens dela? Gente, é sério, essa mulher tem sérios problemas, se essa foi a forma dela promover o livro “Cidade dos Ossos” isso foi totalmente fail, eu juro que fiquei enjoada ao ler isso, tentei realmente começar a ler esse livro, ele ainda está na minha estante, mas não consegui continuar lendo-o, não sei, esse foi um livro que não me seduziu e juro que a nota da Stephenie não contribuiu para isso.

Stephenie Meyer, você é uma escritora, aposto que tem bem mais imaginação de escrever algo sobre um livro do que isso, a gente sabe que você tem mais imaginação, afinal fez os vampiros brilharem… Isso foi algo totalmente virgem, idiota, solitário, eu juro que quando li isso imaginei a carinha de “Forever Alone”, afinal aguem que escreve bilhetinhos para seus personagens é extremamente solitário.

Mas ok, depois desse momento de total revolta a Stephenie Meyer, irei voltar ao assunto principal, que é “É o livro que alguem está lendo”, vocês já sabem, quando lançarem um livro, é só enviar copias para pessoas famosas, implorarem para elas lerem e colocar na capa do livro que aquelas pessoas estão lendo. Eu já sei o que vou fazer quando lançar o meu livro, vou da-lo de presente para a minha mãe e colocar na capa “É o livro que minha mãe está lendo” e esperar as glórias dessa indicação.

Anúncios

3 pensamentos sobre “É o livro que Stephenie Meyer está lendo…

  1. Eu concordo totalmente. Também fiquei na dúvida se lia “Cidade dos Ossos” ou não, principalmente depois da “indicação” de Ms Meyer, mas fui em frente e até que gostei da história.
    Acho indicação de livros besteira. Digamos que Anne Rice estivesse lendo (pra reclamar com base, claro) “Crepúsculo”. Será que as pessoas que detestam o livro, mas adoram Anne Rice, estariam lendo isso só porque ela também estava?

    Gostar

  2. Engraçado. Dia desses estava pensando nisso. Vendo o programa “Esquenta”, no último domingo, vi que a Regina Casé “faz um convite” aos convidados para cada um “levar um livro pra biblioteca do ‘Esquenta'”. Engraçado é que, sempre que ela pede para os convidados dizerem o porquê eles darem o livro escolhido, vem aquela resposta meio robotizada. Acaba sendo um baita tiro no pé, já que não passa credibilidade de que a pessoa esteja lendo ou realmente tenha lido o livro.

    E enquanto isso, a literatura, boa ou ruim, agoniza…

    Gostar

  3. Pareceu mais que você queria ofender a Stephenie Meyer ao invés de falar sobre o fato de autores indicarem livros e os fãs só lerem por isso. Não entendi realmente, enfim…

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s