[Resenha] Sob a Redoma – Stephen King

Era um dia como outro qualquer em Chester´s Mill, no Maine. Subitamente, a cidade é isolada do resto do mundo por um campo de força invisível. Aviões explodem quando tentam atravessá-la e pessoas trabalhando e cidades vizinhas são separadas de suas famílias Ninguém consegue entender o que é esta barreira, de onde ela veio e quando –ou se – ela irá desaparecer.
Dale Barbara, veterano da guerra do Iraque, se une a um grupo de moradores da cidade para manter a situação sob controle. A força de oposição é representada por Big Jim Rennie, um político que está disposto a tudo – até matar – para continuar no poder, e seu filho, que guarda a sete chaves um horrível segredo.
Mas essa não é a única preocupação dos habitantes. O isolamento expõe os medos e as ambições de cada um, até os sentimentos mais reprimidos. Assim, enquanto correm contra o pouco tempo que têm para descobrir a origem da redoma e uma forma de desfazê-la, ainda terão de combater a crueldade humana em sua forma mais primitiva. Sob a redoma é um thriller arrebatador e uma inquietante reflexão sobre nossa própria potencialidade para o bem e o mal

O livro inicia com uma música de “James McMurtry”, lembre-se sempre dela porque não foi por acaso que ela foi colocada logo na primeira página. Logo após temos o mapa da cidade de “Chester´s Mill” que fica no estado do Maine, EUA.

Passando mais uma página nos deparamos com nomes de algumas pessoas que estavam na cidade quando a redoma apareceu. São muitos nomes e retornei nessa lista em vários momentos ao decorrer da leitura. Nunca li um livro que houvesse tantos personagens, muitos mesmo, tive até dificuldade de memorizar, mas depois de ler 400 páginas me acostumei.

No livro observei que os personagens parecem ter vida própria, eles são humanos, erram muito e alguns pagam caro por isso. Não seria nada estranho comparar algum personagem com pessoas que conhecemos. Identifiquei-me muito com o Rusty Everett, Dale Barbara ou prefiro Barbie e com a Julia Shumway. O vilão, Big Jim Rennie, é realmente um melequento (quem leu o livro vai entender), o filho dele me dá nojo e os amigos dele também. Tem algumas crianças na história e gostei de todas elas. Há também alguns cachorros que tem papel fundamental em certas partes do livro, o que mostra que a redoma afeta tudo, tanto pessoas como animais, vegetais e até o ar.

A história tem temas pesados, por ser um livro para adultos, e tem muito palavrão. Encontrei de tudo desde corrupção, drogas, necrofilia, estupro, suicídios e muitos homicídios. Se você torcer o livro vai pingar sangue!

É abordado muito à religiosidade e alguns personagens aproveitam da cegueira e da falta de conhecimento dos fieis. A maioria dos defeitos dos seres humanos pode se visto na população de Chester´s Mill. A sobrevivência e o que provocou a redoma passam a ser as maiores preocupações desse povo.

Tem muitas revira-voltas no enredo do livro e quando você pensa que vai ficar tudo normal aparece alguém ou alguma coisa para fazer com que aquela normalidade momentânea desapareça.

Stephen King levou anos para escrever esse livro e a primeira versão da historia tinha mais de 1.000 páginas. Ainda bem que ele foi revisado e então impresso com as 960 páginas (o que eu ainda acho muito). Na história contém muitos detalhes técnicos que King obteve com a ajuda de seu amigo, Russ Dorr.

Gostei muito dessa edição, pois a capa é linda e foi colocado um efeito nela, onde tem a redoma há uma espécie de plástico e no restante da capa é papel normal. As folhas são amareladas, o tamanho da letra não atrapalha a visão e quando tem alguma coisa diferente como uma manchete de jornal ou aviso as letras mudam de tamanho e até fonte.

Foi feita uma adaptação do romance para uma série que tem o mesmo nome do livro, “Under the Dome”. Li o livro por causa da série e também porque nunca tinha lido nada do autor e quando terminei de ler percebi que a história do livro e a da série, são histórias distintas. A série tem a 1º temporada completa com 13 episódios e já foi renovada pelo canal CBS para a 2º temporada que tem previsão de ser exibida por meados de julho de 2014.

Assista ao trailer legendado da série:

6 comentários Adicione o seu

  1. juliano cesar de oliveira disse:

    Oi adorei.. muito obrigado, amei a maneira que vc usou para descrever essa resenha…me fez se interessar pelo
    livro….mas vc já leu o livro reverso escrito pelo autor Darlei… se trata de
    um livro arrebatador…ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de
    todos os tempos…..e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas
    usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais
    mencionados na história…..acesse o link da livraria cultura e digite
    reverso…a capa do livro é linda, ela traz o universo de fundo.
    http://www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?

    1. barcelosar disse:

      Que bom que gostou da resenha… e obrigada pela sugestão de livro. ^^

  2. Eu comecei esse livro hoje, como sou fã da escrita de Stephen King já estou devorando ele! Beijos!
    ——
    Comentário editado devido Spam

    1. barcelosar disse:

      Legal… boa leitura!! ^^

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *