Categories:

Tally está prestes a completar 16 anos, e ela mal pode esperar. Não por sua carteira de motorista – mas para se tornar bonita. No mundo de Tally, seu aniversário de 16 anos traz uma operação que torna você de uma horripilante pessoa feia para uma maravilhosa pessoa linda e te leva para um paraíso de alta tecnologia onde seu único trabalho é se divertir muito. Em apenas algumas semanas Tally estará lá. Mas a nova amiga de Tally, Shay, não tem certeza se ela quer ser bonita. Ela prefere arriscar sua vida do lado de fora. Quando ela foge, Tally aprende sobre um lado totalmente novo do mundo dos bonitos – que não é tão bonito assim. As autoridades oferecem a Tally sua pior escolha: encontrar sua amiga e a entregar, ou nunca se transformar em uma pessoa bonita. A escolha de Tally faz sua vida mudar pra sempre.

O que é feio para você?

Hoje em dia, o que não faz parte do padrão de beleza estabelecido após o final da Segunda Guerra Mundial, corre o risco de ser considerado feio e inadequado. As variações do que é “feio” hoje em dia são diversas. Nesse livro de Scott Westerfeld, primeira parte da trilogia Feios, vemos uma sociedade completamente diferente do que a que conhecemos hoje. A nossa sociedade corroeu há muito tempo, por uma praga que se abateu sobre o petróleo, uma matéria prima que está presente em 90% de tudo o que usamos para viver hoje em dia. No entanto agora, muitos anos depois, há outra sociedade no nosso lugar, totalmente reciclável, econômica e ambiental. Eles não usam papel, não desmatam as florestas e tudo, exatamente tudo, é reciclado. E nesse ponto, Feios é um grande exemplo.

Nessa nova sociedade, quando todos completamos 16 anos, recebem uma cirurgia plástica que o transforma em uma pessoa perfeita. Olhos grandes e inocentes, cabelos sedosos, pele sem espinha, altura na medida certa e muita, muita festa. É isso que espera a Tally, uma garota que espera apenas 3 meses para que o seu tão esperado 16 anos chegue. Tally é uma Feia, ou seja, uma pessoa que não passou pela cirurgia ainda. De seu circulo de amigos, só Tally ainda esperava pelos seus 16, e a espera sozinha é ainda mais dolorosa. Mas tudo muda quando ela conhece  Shay, uma garota obcecada por rumores de um grupo rebelde vivendo na selva e pela contrariedade às cirurgias plásticas obrigatórias. Através de uma sequência de eventos que ela é incapaz de controlar, logo Tally se vê envolvida em conspirações, sem saber exatamente de qual lado está e o que realmente deseja de sua vida.

A premissa de Westerfeld é óbvia e sua crítica à sociedade visual que vivemos atualmente também. A sinopse é daquele tipo que deixa você louco para comprar o livro e a capa daquelas que você quer ter em sua estante de livros. O verdadeiro problema é que o livro não conseguiu me cativar.

Embora ache todo o ponto de vista do autor louvável, o plot do livro em sua essência não conseguiu prender minha atenção ou me causar verdadeira emoção durante a leitura. Primeiro que o livro demora a realmente começar. A leitura meio que se arrasta até o meio do livro e a única coisa que me fez continuar a leitura(e talvez aí esteja o grande trunfo do autor) é saber onde toda aquela confusão de informações iria acabar.

O livro só engrena mesmo no final. O romance durante a história é escasso e mal explorado, alguns autores deveriam se abster de tentar acrescentar algum romance em suas histórias.

A minha conclusão é que o livro poderia ter tido menos páginas e uma escrita mais objetiva. E eu definitivamente me decepcionei com o final, pois embora esteja ciente de que existe uma seqüência, acho difícil que esse final possa ser modificado nos próximos livros da trilogia.

 

No responses yet

  1. Thanks for your tips on this blog. One thing I would like to say is always that purchasing electronic products items in the Internet is nothing new. Actually, in the past few years alone, the marketplace for online electronics has grown considerably. Today, you’ll find practically almost any electronic system and other gadgets on the Internet, ranging from cameras in addition to camcorders to computer elements and gaming consoles.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *