Categories:

Como é muito comum, existem várias pessoas que leram o livro, mas não viram o filme e vice-versa. Por esse motivo resolvi comparar ambos.

O livro foi escrito pelo famoso escritor de romances de terror, Stephen King. Lançado como um conto junto com vários outros na coletânea Tripulação de Esqueletos. Já o filme foi lançado 22 anos depois da primeira edição do livro (2007) e dirigido por Frank Darabont.

Acho que os atores escolhidos foram muito bons. Thomas Jane interpreta o protagonista, David, que deixa sua esposa em casa e vai até a cidade com seu filho, Billy, e seu vizinho mal-humorado, Brent Norton. Marcia Gay Harden interpreta a antagonista da trama, Sra. Carmody, que eu achei a escolha perfeita pro papel.

Todo o começo da história, tanto no livro quanto no filme, é muito parecido. Algumas coisas são diferentes, como por exemplo, no livro eles não citam tão claramente o Projeto Ponta de Flecha, já no filme isso é deixado bem claro. A história gira em torno do nevoeiro que aparece logo após uma tempestade. A maior parte da história se passa dentro de um supermercado, onde várias pessoas ficam presas porque têm medo de sair para o nevoeiro (que abriga criaturas mutantes). Ninguém percebe o perigo que estão correndo até que as criaturas atacam uma pessoa e a puxa para dentro do nevoeiro. A partir desse momento eles começam uma busca por sobrevivência, tendo até que aturar uma fanática religiosa que acha que o nevoeiro é uma punição divina.

Quem leu o livro percebe o quanto Billy foi bem interpretado por Nathan Gamble. Parece que o ator saiu do livro direto pro filme. Já o ator que faz o Norton (Andre Braugher) embora no filme seja negro, no livro é caracterizado como um senhor de pele clara e cabelos grisalhos.

As criaturas do nevoeiro são muito parecidas com o que eu imaginava enquanto lia. Bem reais e apavorantes, elas nos dão muitos sustos durante muitas cenas do filme.

Agora como resumo final eu posso dizer que, sim! O filme é muito parecido com o livro (algo muito difícil de acontecer). Mas também tenho que dizer que o final do filme é melhor, e mais triste, que o do livro. Vale tanto a pena ler como ver O Nevoeiro. Ambos são magníficos.

Confira abaixo o trailer legendado do filme.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=HmwSD7S-fCg]

 

No responses yet

  1. realmente, eu assisti o filme e depois fiquei curioso pra ler o livro, me atrevo a dizer que o enredo do filme chega ser melhor que o livro, sem desmerecer o gênio Stephen, creio que fizeram um excelente trabalho em cima do texto original.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *