Categories:

Resolvi fazer esse post, em função dos comentários sobre a minha resenha de Terra Somâmbula. Acabei me dando conta de quão rico é a literatura africana, e infelizmente conhecemos tão pouco. Decidi então fazer esse Top 5, para nós conhecermos juntos e quem sabe fazer uma leitura conjunta.

Vocês gostariam disso? De selecionarmos um livro todo mês de diferentes partes do mundo e lermos juntos? Imagina, um mês você lê literatura Russa, no outro Chinesa e por aí vai…. Deixe nos comentários que terei o prazer de respondê-los.
Agora, sem mais delongas vamos começar.

1) Chimamanda Ngozi Adichie

Autora, nascida na Nigéria, é considerada por mim uma das autoras mais presente na luta feminina contemporânea.
Suas principais obras: “Sejamos Todas Feministas” “Americanah” e “Hibisco Roxo”.

2) Mia Couto

Autor, jornalista e mil e uma utilidades foi sem dúvidas um escritor que mudou a minha visão de mundo e principalmente de padrões. Quando imaginei um autor Moçambicano, pensei em uma mulher negra que vivia na África, e escrevia sobre as raízes de sua terra.
O que eu errei é, que Mia não é uma mulher, Mia é um homem branco e de olhos claros. Que descreve com muita intensidade a vida, a guerra e a pobreza vivida e tão pouco falada.
Suas principais obras são “Terra Somâmbula”, que já tem resenha no nosso blog e super indico que vocês dêem uma olhada, ” Mulheres de Cinza” e o “Fio das Missangas”.

3) Naguib Mahfouz

Escritor egípcio, romancista, que veio a falecer no ano de 2006.
Em 1988, recebeu o Nobel da Literatura.
Suas principais obras são: “A Trilogia do Cairo”, ” A Taberna do Gato Preto”.

4) Nadine Gordimer


Autora sul-africana com mais de 30 livros publicados.
Ganhou o Nobel da Literatura em 1991, Nadine é considerada uma das maiores vozes africanas que lutaram contra o Apartheid.
Suas obras mais renomadas são: ” O gesto essencial”, “Tempos de reflexão”, O falecido mundo burguês”.

5) Pepetela

Angolano, procura sempre retratar os problemas sociais enfrentados no seu país. Vencedor do prêmio Camões, no ano de 1997.
Suas obras mais conhecidas são: A sul. O Sobreiro”, “A gloriosa família”, ” O planalto e a estepe”. Nesse ano, o autor lançou um novo livro na Bienal do livro que está acontecendo no Rio de Janeiro.

Espero que vocês tenham gostado desse Top 5, e que assim como eu, possam dar oportunidade para a literatura africana.
Como sempre, gostaria de saber a opinião de vocês a cerca da postagem.
Espero que tenham gostado.
Até a próxima.

Mione Le Fay é carioca, formada em Jornalismo. Escritora, professora de informática, apresentadora e produtora de eventos. Apaixonada por livros e fotografias, encontra nesses nessas duas artes uma forma de mostrar tudo o que existe em seu mundo.

No responses yet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *