[Resenha] A Guerra dos Tronos (As Crônicas de Gelo e Fogo) – Por Rafael Gomes

 

Quando Eddard Stark, lorde do castelo de Winterfell, aceita a prestigiada posição de Mão do Rei oferecida pelo velho amigo, o rei Robert Baratheon, não desconfia que sua vida está prestes a ruir em sucessivas tragédias. Sabe-se que Lorde Stark aceitou a proposta porque desconfia que o dono anterior do título fora envenenado pela manipuladora rainha – uma cruel mulher do clã Lannister – e sua intenção é proteger o rei. Mas ter como inimigo os Lannister pode ser fatal: a ambição dessa família pelo poder parece não ter limites e o rei corre grande perigo. Agora, sozinho na corte, Eddard percebe que não só o rei está em apuros, mas também ele e toda sua família.

Pontos fortes:

A Guerra dos Tronos possui uma história envolvente do inicio ao fim, história essa marcada por muitas reviravoltas onde o passado do reino influencia as atitudes dos personagens no presente. A fantasia aparece em uma forma mais singela, misteriosa…e este é um dos trunfos da narrativa, no qual o autor se foca no ser humano, mais precisamente no que ele é capaz de fazer para alcançar os seus objetivos.

Uma das lições que temos que aprender de começo, é a prática ao desapego. O livro possui muitos personagens marcantes, portanto é inevitável você torcer por um por outro, o que se torna um problema graças a habilidade do George Martin em acabar com o seu personagem favorito em um virar de páginas. Não que isso seja ruim, muito pelo contrário! Aquela sensação de que tudo têm que dar certo no final não existe aqui, o que torna o livro mais dinâmico e totalmente imprevisível.

Destaque: 

O que mais me chamou a atenção neste série é o formato de sua narrativa. É utilizada uma técnica de pontos de vista, onde a história é contada em terceira pessoa por diferentes personagens sem respeitar uma linha de tempo. Cada capítulo leva o nome da personagem que terá sua perspectiva ali mostrada, fazendo assim que a trama avance por diversas frentes.

Isso permite também uma maior profundidade dos personagens, pois por estas perspectivas podemos ver os verdadeiros motivos pelas ações dos mesmos.

O que esperar:

É preciso dizer que o livro é carregado de palavrões, violência e sexo, muito sexo.

Pontos fracos : 

Somos apresentados a diversos personagens, linhagens, numerosos títulos…a quantidade é grande, tornando complicada a tarefa de se lembrar de todos os nomes.

Outro ponto relevante é a descrição das batalhas em si, que são muito superficiais.

Conclusão : 

A Guerra dos Tronos é o início de uma série ÉPICA, fruto de uma mente extremamente criativa. Recomendo FORTEMENTE que todos vocês que gostam de literatura fantástica com um toque medieval, leiam!

E pra quem já conhece a história através da série de mesmo nome produzida pela HBO, mas que não leu o livro, LEIA também, acrescenta muito.

Livros publicados no Brasil até o momento:

  • A Guerra dos Tronos;
  • A Fúria dos Reis;
  • A Tormenta de Espadas;
  • O Festim dos Corvos;
  • A Dança dos Dragões.

About these ads

3 pensamentos sobre “[Resenha] A Guerra dos Tronos (As Crônicas de Gelo e Fogo) – Por Rafael Gomes

  1. Como não amar As Crônicas de Gelo e Fogo? A minha saga preferida atualmente. Acho muito inteligente toda a coisa da saga, o livro é um é o pior na minha opinião e mesmo assim não deixa de ser incrível.

  2. Pingback: [Resenha] A Fúria dos Reis (As Crônicas de Gelo e Fogo) – por Willian Oliveira | No Meu Mundo

  3. Oi dorei sua resenha…mas vc já leu o livro reverso escrito pelo autor Darlei… se trata de um livro arrebatador…ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos…..e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos..acesse o link..www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?nitem..

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s