A Verdade sobre os Contos de Fadas – João e Maria

Faz um tempo que eu fui em um Clube do Livro que falava sobre as histórias verdadeiras dos Contos de Fadas, desde aquele dia eu fiquei com vontade de falar aqui sobre os Contos de Fadas, as histórias originais e depois de muita pesquisa, eu consegui achar material suficiente para escrever aqui, vamos começar com João e Maria.

João e Maria

Quando falo de João e Maria eu me lembro de um filme que eu via quando tinha uns 9 anos e já o achava assustador por si, imagina agora ao saber que aquela versão era ainda mais bonitinha que a versão original, eu realmente agradeço a Hansel e Gretel por terem floreado a versão francesa, que no original se chamava “The Lost Children” – “As Crianças Perdidas”.

A versão de Hansel e Gretel tem duas linhas de pensamentos, li em uma versão mais atual que as crianças se perderam, mas no filme que eu via, se eu não me engano, os pais as expulsaram de casa, entregando-as a própria sorte para morrer de fome.

Eu dei uma pesquisada na versão francesa e encontrei algumas versões diferentes para a história, em uma delas a madrasta má pressiona o marido a largar seus filhos na floresta, coincidentemente essa madrasta é também a bruxa malvada. A outra versão é a mãe mesmo e ao invés de uma bruxa malvada, temos um casal de demônios.

Ao invés de uma casa feita de doces, João e Maria encontram na verdade uma casa repleta de riquezas, a história continua normal, como conhecemos, as crianças são pegas, escravizadas por um tempo até o ponto para serem comidos.

No dia que eles seriam cozinhados, o demônio sai, algumas versões dizem que é para uma caminhada, em outras que ele foi buscar outros temperos, a demônia resolve então adiantar a refeição e pede para Maria colocar João no cavalete, em outras versões é dentro da panela, os dois fingem não saber como é para fazer e a demônia burra pra caramba, vai mostrar para eles como se faz, subindo no lugar, João e Maria, que diferente da demônia, não são burros, pegam a demônia e a amarram, rapidamente cortando a garganta dela, fugindo depois levando o dinheiro e a carroça do casal de demônios.

O que podemos aprender com esse conto? Seja mais inteligente que o casal de demônios? Sério, o que os pais queriam que seus filhos aprendessem? Que a qualquer momento eles podem coloca-los para fora de casa então aproveitem enquanto ainda comem e moram debaixo do teto deles? Que os homens são uns frouxos, principalmente os maridos, pois em uma das versões a madrasta tinha convencido o seu marido a largar os filhos pequenos pela floresta a própria sorte, é por isso que ninguém devia gostar das madrasta, imagino o pai falando “Meu filho, sua mãe já morreu a alguns anos, resolvi me casar de novo, vou te apresentar a sua madrasta.” se eu fosse criada escutando essas historias e meu pai falasse isso comigo, eu juro que começaria a chorar na mesma hora, me perguntando o que fiz de errado.

About these ads

5 thoughts on “A Verdade sobre os Contos de Fadas – João e Maria

  1. Pingback: Vídeo – A Verdade sobre os Contos de Fadas – João e Maria « No Meu Mundo

  2. Muito bom,Gostei bastante.O teu jeito de contar as histórias é muito engraçado.Será que existe algum livro com todas as versões originais desses contos?

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s